Topo

Bolívia Zica

O que aconteceu no futebol em 1964?

Bolívia ZIca

31/03/2019 12h11

1964 não foi só o ano do Golpe Militar e do início de um período de repressão e ditadura no Brasil. Foi também o ano da invasão dos Beatles aos Estados Unidos, da eleição da primeira Miss Guanabara negra, do disco "É proibido fumar" de Roberto Carlos e de muitos outros fatos interessantes. No esporte e na contramão da guerra, Cassius Clay (que mais tarde viraria Muhammad Ali) conquistava seu primeiro título mundial dos pesos-pesados. Ele se recusou a servir ao Exército no Vietnã para lutar dentro dos ringues. Por sua vez, o futebol também teve acontecimentos que, estes sim, merecem ser lembrados com carinho:

– O Santos conquistou a Taça Brasil daquele ano pela quarta vez consecutiva. A final foi contra o Flamengo. Primeiro jogo: 4 a 1 no Pacaembu, com três gols do Pelé e um do Coutinho. No segundo, o placar não saiu do zero no Maracanã.

– O alvinegro praiano também foi campeão paulista, em cima da Portuguesa. Adivinha quem foi o artilheiro do campeonato? Pelé, com 34 gols.

– Lembra do filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol, que tinha Pelé como goleiro? Pois o cara foi pro gol de verdade algumas vezes na carreira. A primeira foi num  jogo contra o Corinthians, em 1964, no Pacaembu.

– No Estadual do Rio, quem mandou foi o Fluminense, do artilheiro Amoroso, que ficou com o título carioca ao meter 3 a 1 no Bangu.

– O Independiente, maior campeão da Libertadores, ganhou seu primeiro título justamente em 1964, acabando com a hegemonia de Peñarol (bicampeão 60/61) e Santos (bicampeão 62/63). Além do Peixe, o Bahia representou o Brasil nessa edição da Liberta.

– A Espanha, maior campeã da Eurocopa ao lado da Alemanha (três títulos), ganhou sua primeira em 1964, como sede do torneio. A final foi contra a União Soviética e a Fúria venceu por 2 a 1.

– Os Jogos Olímpicos foram realizados na Ásia pela primeira vez em 1964. Tóquio recebeu atletas do mundo inteiro. Nessa época, só seleções com jogadores amadores podiam disputar as medalhas do torneio de futebol. Por isso, a Itália ficou de fora. A Coreia do Norte também, mas por problemas internos. O ouro ficou com a Hungria, que bateu a Tchecoslováquia por 2 a 0 na final.

 

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.