Topo

Bolívia Zica

Até quando vamos simular e pedir honestidade só dos outros?

Bolívia ZIca

28/10/2019 19h08

Vou começar pelo mais importante: enquanto o brasileiro achar que sua função é tentar levar vantagem em tudo na base da crocodilagem, não adianta pedir honestidade do outro lado. Cerrrto?

Ainda não deu pra perceber que a Lei de Gérson é a maior furada? É uma maldição cultural que contamina todos os setores do nosso país, inclusive o futebol.

Instalamos o VAR com o objetivo de diminuir os erros, só que eles continuam. E mais grotescos ainda, porque o cara vai lá, revê a jogada no vídeo por vários ângulos e ainda enxerga o invisível. Ok, este é um problema.

Mas se todos queremos uma arbitragem mais justa, por que não fazemos nossa parte? Por que não começamos a mudar nosso comportamento na hora de simular faltas, cavar pênaltis ou fingir agressões? Então quer dizer que, como disse o Deyverson, um rei da malandragem (no mau sentido), a nossa função é cair, fingir, fazer de tudo para enganar o juiz e induzí-lo ao erro? E cabe a ele perceber a sacanagem e marcar o certo? Peraí, qual o sentido disso???

Quando a malandragem "dá certo" pro nosso lado, uau, sou muito esperto, ser malandro é legal. Quando os outros são mais malandros, aí viramos as pobres vítimas, que saem por aí lutando por transparência. Nada pode ser mais hipócrita. E burro, porque todo mundo sai perdendo.

Passou da hora de presidentes, treinadores, jogadores, imprensa e nós – torcedores também! – começarmos uma campanha por uma mudança completa de postura. Todo mundo precisa se ajudar neste processo, pelo bem comum. No futebol e na vida. Ou então vamos assumir que somos desonestos e continuar exigindo o bom-caratismo só dos outros.

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.