Topo

Bolívia Zica

Cuca ainda não montou o time ideal para Daniel Alves brilhar

Bolívia ZIca

17/09/2019 10h20

O São Paulo contratou Daniel Alves por ser o melhor lateral-direito do mundo. Por ter 36 anos e ainda gastar uma bola. Por ser o melhor jogador da Copa América. O maior colecionador de títulos. Referência e líder. E também para elevar o time a outro nível e voltar a erguer uma taça.

Deu a ele a camisa 10. Raí disse que foi puro marketing. Mas muita gente achou que o lateral/craque jogaria no meio. Ainda mais porque trouxe junto outro lateral pique Champions League. Juanfran não deixou o Atlético de Madrid para ser banco no Brasil. E o Dani Alves não encerrou seu ciclo na Europa para ser coadjuvante, ainda que estejam na reta final de suas carreiras.

O problema é que essa história de sair da lateral e jogar no meio-campo é mais complicada do que parece. Principalmente para nós, meros mortais, que nunca jogamos bola de verdade. Quem me contou foram alguns craques que entrevistei há pouco, quando fiz um post sobre a ideia do Marcelo virar meia. Alex e Kaká alertaram sobre a principal dificuldade nessa mudança: deixar de jogar de frente e passar a jogar, muitas vezes, de costas para o gol. Isso muda tudo.

Daniel Alves nunca vai ser um meia clássico, que organiza o jogo e mete o pifador. Vai muito bem quando apoia o ataque como um ponta-direita. Chegando à linha de fundo, fazendo um-dois, encontrando alguém livre na área ou chegando de surpresa para marcar o gol. Tem habilidade, visão de jogo, bom cruzamento e bom chute. Já chegou a jogar assim no PSG. E, mesmo no Barça, tinha um esquema que favorecia suas subidas.

Não sou boleiro e muito menos treinador. Mas acho que ele tem é que jogar na lateral mesmo, como fez a vida inteira. E se tornou o melhor da posição. Cabe ao Cuca encontrar um esquema que faça a contratação bombástica render mais. Ou "pegar mais na bola", como ele mesmo falou na entrevista pós-jogo. Com liberdade para subir e uma estratégia que o ajude na ingrata missão de correr atrás de um Apodi na ponta-esquerda.

 

O enigma permanece. Ele foi contratado para jogar em determinada posição? Se foi, é na lateral ou no meio? O que o Juanfran tem a ver com os planos do clube para o Daniel Alves? Qual é o Daniel Alves ideal na cabeça do Cuca? Como o treinador vai lidar com a declaração pública do jogador dizendo que, no esquema no qual vem atuando, não consegue ajudar o time a jogar melhor? É bom que o técnico responda tudo isso logo, porque o SPFC deu uma bela desandada.

 

 

 

 

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.