Topo

Bolívia Zica

Aprendi a não duvidar de um Palmeiras x Grêmio na Libertadores de 95

Bolívia ZIca

27/08/2019 11h52

Eu ainda era adolescente quando rolou esse pega. Pega mesmo, em todos os sentidos, pelas quartas-de-final. Assim como hoje, tinham dois dos melhores elencos do país. O Palmeiras vivia a era de ouro da Parmalat e era o bicampeão brasileiro. O Grêmio, campeão da Copa do Brasil.

Hoje, os paulistas vivem outra fase de vacas gordas com apoio da Crefisa e também é o atual campeão nacional. O Tricolor vêm do tri em 2017 e conta com um técnico gaúcho muito identificado com o clube, como era Felipão em 1995. Scolari está do outro lado mais uma vez, como fez justamente dois anos depois desse embate clássico, para conseguir o único título palmeirense da Libertadores, em 1999, com alguns jogadores decisivos que ele levou de um time ao outro: Arce e Paulo Nunes.

O primeiro jogo foi no Olímpico. A porradaria comeu solta. Logo aos 17 minutos, Rivaldo foi expulso. Aos 26, estourou uma briga entre o volante Dinho e o meia Válber. O goleiro Danrlei, que gostava pouco de uma treta, entrou na confusão. Virou uma pancadaria generalizada. No campo e nas arquibancadas. Ambos foram expulsos. Na saída para o intervalo, já estava 2 a 0 com gols de Arce e Arílson (que também jogaria no Palmeiras depois). Dinho ainda meteu uma pezada na cabeça do Válber no túnel. As expulsões demoliram o Verdão, Jardel fez mais três e o jogo terminou com uma sonora sapatada de 5 a 0.

Fatura liquidada, certo? Errado. No Parque Antártica, o Grêmio ainda saiu na frente, com mais um gol do artilheiro. O time de Carlos Alberto Silva não sentiu o golpe e foi pra cima. Cafu e Amaral viraram o placar. Mais ainda faltavam muitos gols. No segundo tempo a pressão aumentou. O Grêmio estava atordodado. Paulo Isidoro, Mancuso e Cafu, de novo, devolveram os cinco gols sofridos no Sul. Ficou faltando só um golzinho para a decisão ir para os pênaltis. Os pouco mais de sete mil palmeirenses que acreditaram e foram ao estádio quase testemunharam a maior virada da história do confronto. Quase. O Grêmio avançou e chegou ao bi ao vencer a final contra o Atlético Nacional.

Depois desse dia, aprendi a nunca mais duvidar do que pode acontecer em um mata-mata entre Palmeiras x Grêmio.

 

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.