Topo

Bolívia Zica

Copa América 2019: o que teve de bom e de ruim

Bolívia ZIca

08/07/2019 10h23

EM BAIXA

Arbitragem: de maneira geral, a juizada foi mal nessa Copa América. Muito jogo difícil para pouco árbitro bom. Tinha juiz que deixava o pau comer, outros puniam sem necessidade. A expulsão de Messi contra o Chile foi um exagero. Uma coleção de erros grotescos, mesmo com VAR. Os dois pênaltis dados na final, por exemplo, foram ridículos.

Gramados: uma vergonha uma arena moderna como a do Grêmio apresentar aquele pasto. A Fonte Nova também deixou a desejar. A Arena Corinthians foi o estádio mais elogiado por jogadores e torcedores.

Torcida: para a Conmebol, a venda de ingressos foi um sucesso. Bateu recordes de arrecadação. A entidade encheu o bolso, mas a Copa América não encheu os estádios. Torcida reduzida e elitizada.

Messi: não brilhou, não decidiu, não jogou absolutamente nada. Fez apenas um golzinho de pênalti. Visivelmente incomodado com a falta de êxitos por seu país, em solo brasileiro lembrou que é sul-americano. Aquele jogador padrão europeu, quieto, discreto e educado, deu lugar a um argentino chorão. Se recusou a receber a medalha de 3º colocado, insinuou que existia esquema para o Brasil ganhar e foi obrigado a voltar para casa ouvindo as respostas dos pentacampeões ao seu mimimi.

Uruguai: entrou como o grande favorito ao lado do Brasil. Era o finalista esperado do outro lado da chave. Saiu apequenado, eliminado pelo modesto Peru, com as lágrimas de Luisito Suárez e a cara fechada do velho Tabárez.

Colômbia: normalmente, a frase seria "jogou como nunca, perdeu como sempre". Mas, dessa vez, nem o jogou como nunca aconteceu. Só o perdeu como sempre mesmo.

Chile: o até então bicampeão já foi mais embaçado. Em 2019, se mostrou um time envelhecido, cansado e previsível. A geração de Medel, Vidal e Sanchez foi vitoriosa, mas já era. A seleção chilena precisa de renovação.

EM ALTA

Venezuela: para o padrão histórico da Vinotinto, que sempre foi saco de pancadas, a performance deve ser celebrada. A evolução é notória. Mais ainda se levarmos em conta o momento político e social do país.

Peru: nem o peruano mais otimista acreditaria, depois daquele massacre brasileiro de 5 a 0, que a equipe desbancaria Uruguai e Chile para chegar à grande final. Paolo Guerrero, melhor a cada dia, levou sua seleção a uma decisão após 44 anos. Incrível. E olha que o Peru começou a final muito bem, marcando alto e não deixando o Brasil jogar.

Daniel Alves: finalmente chamou a responsa na ausência (oportuna) de Neymar. Jogou o fino e ganhou mais um troféu para sua vasta coleção. Ainda derrapa um pouco ao abrir a boca, mas com a bola nos pés foi essencial.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Éverton: a amarelinha caiu bem demais no Cebolinha. Mostrou que está pronto para defender a Seleção e um bom time europeu (gremistas, chorem). Foi o melhor do ataque até a semifinal contra a Argentina, onde não conseguiu jogar. Voltou a marcar na finalíssima e saiu da Copa valorizado, ainda mais depois do Galvão Bueno fazer tantas juras de amor ao vivo.

Gabriel Jesus: um ano sem marcar, sem mandar alô pra mãe, perdido em campo, com o pé torto e sem confiança. De repente, o camisa 9 voltou. Na hora certa, contra a Argentina. Fez o primeiro e a jogada inteira do segundo. Outra atitude, outro jogador. Com sangue nos olhos e vontade de ganhar. Entrou assim na final também. E resolveu de novo. Um drible, uma assistência e depois um gol. Decisivo.

Tite: contestado, xingado, vaiado, mas campeão com apenas um gol sofrido. Como se fosse o Velho Lobo, vocês vão ter que engolir! Fiz uma pesquisa no Twitter antes da final, e deu empate.

Depois da final e do título, refiz a pesquisa e a popularidade aumentou um pouco.

Tenho muitas restrições sobre algumas formas de condução do grupo e do time. Mas não trocaria de treinador até a Copa do Mundo. Tite ainda é o melhor nome disponível para a Seleção.

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.