Topo

Bolívia Zica

É festa na favela sim!

Bolívia ZIca

22/04/2019 08h42

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Hoje o dia amanheceu sorrindo nas duas maiores cidades do país. Culpa das duas maiores torcidas do país. As mais populares. Aquelas que são a imensa maioria em todas as classes sociais, mas que são conhecidas por serem do povão.

Flamengo campeão carioca, Corinthians campeão paulista. É festa na favela! A expressão é usada por ambas as torcidas. Com toda razão e propriedade. O canto ecoa no Maracanã e na Arena, assim como ecoava no Pacaembu. Quando foi campeão mundial no Japão, até o técnico Tite exibiu com orgulho a faixa "The favela is here".

Na última semana, uma reportagem do Jornal Extra garantia que a empresa que toma conta das redes sociais do Flamengo vetou seu uso porque "a palavra 'favela' é associada à violência na cidade onde vivemos". O clube soltou uma nota oficial negando o veto. Disse que nem tudo que a torcida canta precisa ser repetido na voz da instituição. Depois do título, o Gabigol comemorou com uma placa escrito o quê? Festa na favela. E o Flamengo então resolveu sentar o dedo na #FestaNaFavela no Twitter. Aí sim!

Que me desculpe a tal empresa, mas favela também é lugar de gente honrada e trabalhadora. É onde se concentra grande parte da massa rubro-negra. E alvinegra também. Seja nos morros do Rio ou nas quebradas de São Paulo. Pode chamar de favela, quebrada, comunidade, tanto faz. Desde ontem à noite, o que importa é que teve muita festa. E continua tendo. E enquanto existir o Flamengo, enquanto existir o Corinthians, vai ter festa na favela. Sempre.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF

 

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.