Topo

Bolívia Zica

E se o Marcelo virasse meia?

Bolívia ZIca

17/04/2019 15h58

Foto: Andre Yanckous/AGIF

Marcelo é o chamado lateral-craque. Aquele 6 que poderia muito bem jogar com a 10. Sempre falaram isso. Um dia, mais pro final da carreira, o Marcelo vai virar meia. Como fizeram Júnior, Leonardo e Felipe, por exemplo. Mas será que estaria na hora? Em entrevista concedida ao meu parceiro Fred no Desimpedidos, o jogador confessou que tem vontade de ir pra meiuca um dia. Na verdade, ele já cansou de armar jogadas, fazer triangulações e marcar gols por este setor no Real Madrid. "Ah, no meio eu vou jogar. Se o time quiser, vou jogar. Tenho essa vontade. Já joguei nessa função, deu um pouco certo".

Quando ele diz "um pouco certo", é porque misturou as funções de meia e lateral em determinada situação de jogo. Mas se tivesse que jogar de costas, como um meia clássico, seria impossível – segundo o próprio jogador. Perguntei o que o Kaká pensa sobre isso e ele tocou exatamente no mesmo ponto. "Sou contra a mudança por conta do hábito de jogar de frente. Isso faz uma grande diferença. Jogar de costas é muito difícil. Rolar pro meio, se embolar com volante, é bem complicado. Habilidade e inteligência ele tem, mas levaria um tempo pra se adaptar. Eu acho que não vale a pena todo esse movimento na idade que ele tem", diz o melhor do mundo em 2007. "Se ele jogar como ala, aí sim. Ainda pode jogar de frente, na faixa lateral, e marcar menos".

Alex, outro meia "mais ou menos" que o Brasil teve, bota a maior fé. "Jogaria fácil, sem problemas. Algo parecido com o que fez o Leonardo na década de 90". Pra quem não se lembra, Leonardo jogou como lateral na Copa de 94 e como meia na de 98. "Tecnicamente, o Marcelo é muito bom. Se ele estiver motivado e entender como ele renderia na meia, pode dar certo. Mas antes tem que ver se rola fazer isso no clube. Não dá pra imaginar um improviso desses na Seleção". Alex lembra que tudo depende da vontade do cara. "Tem que ver se ele está mesmo a fim. O Leonardo sempre me falou que queria. Já o Júnior, quando jogávamos no Palmeiras, nunca curtiu a ideia".

Marcelo está prestes a completar 31 anos. Mês que vem. Dia 12, claro. Sempre gostou de atacar, criar, servir, finalizar. Já não tem a mesma caixa e nem a mesma paciência pra ficar correndo atrás do jovem ponta adversário. E fazer isso é um desperdício. Deixa essa função pra quem não tem tanto recurso. Ele quase saiu do Real. Ficou. Sentou no banco. Voltou. O que estaria passando naquela cabecinha, por baixo da cabeleira? Será que ele já falou sobre o assunto com o Zidane? E com o Tite? Se eu fosse seu treinador e o jogador demonstrasse interesse, não hesitaria em apostar pra ver no que dá. Acho o momento ótimo pra uma eventual mudança. Ou um teste, que seja. E você?

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.