Topo

Bolívia Zica

Vasco? Cabofriense.

Bolívia ZIca

17/03/2019 18h41

Foi uma semana intensa para o vascaínos. Nunca se viu tanto a palavra "Vasco" como nos últimos dias! Tudo por conta da mania do Edmundo em comentar, aleatoriamente no Instagram, apenas o nome do clube. Qualquer foto, de qualquer pessoa, ganhava um "Vasco" do Animal. E aí a torcida foi na onda. Aquela coisa bem besta, típica de internet, que começa com uma zueira e acaba virando mania no país inteiro. Até quem não é vascaíno, aderiu. Até quem não estava entendendo nada, riu. Teve quem achou chato também, mas quanto mais perguntavam o que era aquilo, mais "Vascos" se via por aí. Uma invasão!

Em tempos de Flamengo badalado e com elenco milionário, tomar a internet com a palavra "Vasco" pode ser mais do que uma simples brincadeira. É um jeito espontâneo e bem humorado de afirmação, da torcida mostrar seu tamanho, sua força, que foi perdida com os rebaixamentos e campanhas ruins da última década. Pode ser uma maneira de demonstrar o orgulho de ser cruz-maltino e a esperança de voltar aos velhos tempos de glórias. Na última semana também morreu Eurico Miranda, figura polêmica, dono do amor de uns e repúdio de outros, mas indiscutivelmente uma figura icônica na história do clube. Presente e atuante nas glórias, mas também nos fracassos. E lá estava o nome do Vasco em todas as mídias de novo, sendo notícia.

Só que bastou um jogo confuso diante do Avaí, em casa, pela Copa do Brasil, e principalmente o fim da invencibilidade para a Cabofriense, por 2 a 0, que a brincadeira perdeu a graça. Quase nenhum vascaíno se arriscou a escrever "Vasco" nos comentários do tweet oficial do clube que anunciava a derrota.

A vontade de reclamar era maior. O técnico Alberto Valentim foi o grande alvo. Já tinha sido vaiado no meio da semana, mesmo ganhando o jogo por 3 a 2, quando botou Andrey no lugar de Thiago Galhardo. A torcida queria Lucas Santos. Para os rivais, a brincadeira ainda tem graça. Foi a vez de rubro-negros, tricolores e botafoguenses tirarem onda, comentando apenas "Cabofriense". Ah, e a Cabofriense também…

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.