Topo

Bolívia Zica

Vinicius Junior: copo meio cheio ou meio vazio?

Bolívia ZIca

27/02/2019 19h38

Foto: Fernando Soutello/AGIF

 

PARA OS OTIMISTAS

Esse moleque já é realidade. E será craque em breve. Ninguém se firma como titular do Real Madrid à toa. Ainda mais um menino de 18 anos! Humilde, que veio da favela. Já é sucesso na Europa. Ele tem personalidade. Não pipoca. Chama o jogo. Tem velocidade, drible, dá assistência. Vai pra cima. Quase sempre passa. Hoje, é a principal válvula de escape do time pela esquerda. Foi o melhor do Real Madrid no jogo. Criou muitas jogadas de gol. Quase fez um golaço, deixando o Piqué no chão. Vai ser melhor do mundo antes do Neymar. Pode escrever.

PARA OS PESSIMISTAS

Como pode perder tantos gols? Não dá pra falar que um atacante é craque se ele não sabe finalizar. É muita babação de ovo da mídia nesse Neguebinha, desde os tempos do Flamengo. Só porque o Real Madrid gastou uma bala, o menino virou craque da noite pro dia? A imprensa exagera muito. O moleque fala demais também. Quem é ele pra desrespeitar o Messi? É muita firula para pouco gol. O Real foi melhor e só perdeu o jogo porque ele não fez os gols. Vai ser um Robinho da vida. Aquele cara que tem habilidade, velocidade, mas não sabe chutar e não decide jogo. Pode apostar que é fogo de palha.

Fiz uma pesquisa no Twitter com 4 opções de resposta, se liga no resultado:

Eu sou mais da turma dos otimistas. Prefiro acreditar que é um copo meio cheio, que ainda pode encher inteiro. Mas o outro lado tem sua parcela de razão. Que ele ainda é um menino, acabou de virar maior de idade, se firmou como titular do clube mais vencedor do mundo, tem recebido elogios, não sente a pressão e vai pra cima, é fato. Para criar jogadas de gol, ele já está pronto. Tem feito isso, inclusive no jogo desta quarta-feira. O ponto-chave da discussão é outro: o poder de finalização.

Vinicius Junior não nasceu com faro de gol. É impreciso. Pega mal na bola. Não acho que dê para comparar com gênios como Ronaldo, ou mesmo Neymar, que com 18 anos já metia gol em todo jogo pelo Santos e com 19 já ganhava uma Libertadores como o craque do time. Se o Vini conseguir treinar, aprimorar e evoluir consideravelmente, pode sim chegar a ser um grande jogador. Ele é novo e tem muito tempo para isso. Se não conseguir, pode mesmo virar um Robinho, cujas pedaladas e jogadas de efeito não foram suficientes para brilhar na capital espanhola.

Para azar do Vinicius e do Real Madrid, tudo que o moleque brasileiro ainda não tem, Luisito Suárez continua esbanjando. El Pistolero simplesmente acabou com o jogo no segundo tempo, que parecia melhor para os donos da casa. Sem precisar ficar muito tempo com a bola, o uruguaio fez o primeiro com um único toque. Fez o segundo só com a sombra de matador (sim, o gol foi do Varane contra, mas porque Luisito vinha bufando para empurrar). E, no terceiro, sofreu pênalti claro do Casemiro e humilhou o Navas com uma cavadinha histórica.

Mais um El Clásico perdido em casa para a conta. Mais um dia de polêmicas e opiniões divididas sobre Vinicius Junior nas redes sociais. Mais uma amostra da diferença de níveis que ainda existe. Mais uma prova de que um bom finalizador pode resolver qualquer jogo.

Foto: Piervi Fonseca/AGIF

Sobre o Autor

Jornalista de formação, amante do futebol por paixão e corneteiro por vocação. Apresentador do canal Desimpedidos. Comanda o Bolívia Talk Show.

Sobre o Blog

As opiniões do personagem não refletem necessariamente a opinião do homem por trás da máscara. Mas quase sempre sim.